Advogados criminalistas são homenageados na Assembleia Legislativa

in Notícias
8becee83-9e84-4776-802a-fc30b761e989
1

O deputado estadual de Goiás Simeyzon Silveira promoveu sessão especial nesta terça-feira, 5 de dezembro, em homenagem ao Dia do Advogado Criminalista, celebrado no dia 2 de dezembro. Na ocasião, o propositor do evento entregou certificados de reconhecimento profissional a membros da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no Estado de Goiás (Abracrim-GO) e outros profissionais da área.
Simeyzon Silveira ressaltou o apoio que tem sido dado pela Assembleia Legislativa a este segmento. O parlamentar contou que uma série de palestras organizada pela ABRACRIM foi realizada na Alego ao longo deste semestre e afirmou que a iniciativa continuará tendo o seu apoio no próximo ano.
O deputado ainda afirmou que o Legislativo goiano é uma Casa que trabalha com leis e que, portanto, considera de extrema importância trazer referências da área do Direito no Brasil. “Com isso, oportunizamos que advogados, universitários, estagiários e servidores da área do Direito aprendam com esses grandes nomes regionais e nacionais que realizam as palestras”, disse.
Já o presidente ABRACRIM-GO, Alex Neder, discursou na tribuna em nome dos profissionais homenageados. O advogado destacou o empenho dos colegas de profissão para fortalecer a associação que representa a classe. “A ABRACRIM hoje é forte e pujante em todos os estados brasileiros e estamos crescendo cada dia mais por causa da nossa união. Quando estamos juntos somos imbatíveis”, exclamou, frisando a importância da data, que foi instituída por projeto apresentado pelo deputado Lincoln TJ a pedido do presidente da ABRACRIM-GO, Alex Neder.

Alex Neder também representou o presidente nacional da entidade, Elias Mattar Assad, um dos homenageados, que, porém, não pôde estar presente. Neder destacou o empenho de advogados criminalistas na garantia de direitos constitucionais de todo e qualquer cidadão brasileiro. Ele ressaltou que, com o crescente combate à corrupção no Brasil, sobretudo por meio da Operação Lava Jato, muitas vezes o advogado criminalista é visto como um defensor de corruptos. “Não somos a favor da corrupção, também somos contra. Não defendemos os criminosos, mas os direitos constitucionais do infrator. Damos a ele o direito à ampla defesa garantida na Constituição Federal brasileira”, explicou.
O presidente da ABRACRIM ainda agradeceu a Simeyzon Silveira pela homenagem aos advogados criminalistas. “Foi um evento histórico, o primeiro em Goiás, a acredito que se deu em razão da consolidação da ABRACRIM em Goiás”‘, disse, pontuando também o respaldo dado pelo parlamentar para a realização de uma série de palestras na Alego, organizadas pela Associação ao longo deste semestre. “Lembro do entusiasmo do deputado quando eu disse que as palestras seriam gratuitas e que teriam como seu principal público-alvo estudantes universitários. Os temas trazidos por grandes nomes regionais e nacionais do Direito Criminal fecham esse ano com chave de ouro”, finalizou.
Alex Neder também fez questão de citar os mais antigos criminalistas que lá estavam para serem homenageados, e leu nominalmente o nome de 13 advogados mais velhos, ressaltando a importância deles para o bom exemplo profissional para os mais novos causídicos.
Nomes que inspiram
O diretor de eventos da ABRACRIM-GO, Eliton Marinho, também discursou ontem. Na tribuna, ele falou sobre as obras e os nomes que o inspiraram a escolher advocacia criminal e ressaltou o orgulho que tem desta profissão. Citando o poeta Olavo Bilac, o homenageado também elucidou o orgulho em conhecer brasileiros, segundo ele, referências para a sociedade, como o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, Ismar Estulano Garcia, que se encontra presente, e o deputado Simeyzon.
Eliton Marinho parabenizou os colegas pelo Dia do Advogado Criminalista e disse que o momento também é de reflexões a respeito dos rumos da advocacia criminal no País que, segundo ele, vive um cenário conturbado em que são registradas violações de prerrogativas profissionais e desrespeito à Constituição Federal.
Confira a lista de homenageados:
Achiles João da Silva
Adriano Calheiros da Silva
Alex Neder
Alessandra Teixeira de Araújo Nardini
Alessandro Gil Morais Ribeiro
André Marques de Oliveira Costa
Antônio Carlos Trindade
Antônio Maurício Ferreira Dias
Breno Estulano Pimenta
Carlos Eduardo Gonçalves Martins
Carlos Roberto de Freitas
Danilo dos Santos Vasconcelos
David Soares da Costa Júnior
Dickson Rodrigues de Souza
Douglas Dalto Messora
Edemundo Dias
Elias Mattar Assad
Eliton Marinho
Gean Karlos Oliveira Silva
Gilberto Batista Naves
Hélio Roriz
Helvécio Costa de Oliveira
Henrique Barbacena Neto
Ismar Estulano Garcia
João Ribeiro de Freitas Filho
José Carlos Rodrigues dos Santos
José de Melo Alvares Neto
José dos Reis Filho
Kelvin Wallace Castro dos Santos
Laerte Amorim Mendonça
Lorena Ayres da Rocha
Luciana Abreu do Vale
Luiz Braz da Silva
Marcelo Di Rezende Bernardes
Márcia Fabiana Lemes Póvoa
Mário de Oliveira Filho
Mônica Araújo de Moura
Paulo César Póvoa
Renato Leandro Felipe
Ricardo Pither de Souza Santiago
Ricardo Silva Naves
Roberto Rodrigues
Rodrigo Lustosa Victor
Rogério Pereira Leal
Ronaldo David Guimarães
Rosângela Magalhães de Almeida
Sebastião Cândido Parreira Rodrigues
Tadeu Bastos Roriz e Silva
Thales José Jayme
Thiago Marçal Ferreira Borges
Tito Souza do Amaral

Fonte: Rota Jurídica, com informações acrescentadas pela Assessoria de Imprensa da ABRACRIM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionado