Círculo de estudos práticos para o exercício da advocacia criminal da ABRACRIM-MG

in Eventos
0

O Círculo de Estudos da ABRACRIM-MG pretende oportunizar a todos os colegas associados reuniões mensais para a atualização, debate,  reflexão e troca de experiências profissionais sobre o exercício da advocacia criminal, seus desafios e estratégias de superação das dificuldades enfrentadas pelos causídicos na defesa dos direitos dos cidadãos em confronto com a lei.

 

No estudo continuado dos temas propostos, que será desenvolvido a partir da leitura de obras e precedentes jurisprudenciais específicos, os participantes darão suas contribuições à partir do livre debate de ideias, o qual será conduzido por colegas previamente sugeridos pelos associados, dando-se preferência àqueles que tenham uma maior experiência na área objeto do debate.

 

Em cada reunião, buscar-se-á, dentro do possível, a definição de planos de ação ou de estratégias defensivas que possam ser partilhadas com os demais associados da ABRACRIM-MG, objetivando-se, assim, a coesão e o fortalecimento da classe no Estado de Minas Gerais.

 

As reuniões também deverão se prestar à identificação de colegas que tenham interesse na área acadêmica e que, posteriormente, queiram publicar artigos científicos sobre os temas debatidos.

 

A medida tem por objetivo reunir todos os colegas que também queiram colaborar para o lançamento futuro de uma coletânea de artigos em um periódico próprio da ABRAACRIM-MG, o que certamente enobrecerá e dará uma visibilidade ainda maior à nossa associação.

 

Os temas a serem estudados receberão um enfoque essencialmente prático e se alternarão a cada semestre.

 

Propõe-se para o próximo semestre o tema referente à EXECUÇÃO PENAL, o qual poderá ser pesquisado com a colaboração dos colegas da Comissão de Assuntos Penitenciários da ABRAACRIM-MG, buscando-se, assim, alcançar um diagnóstico claro da situação prisional da população carcerária do Estado, bem como o (dis)trato que tem sido dispensado aos referidos jurisdicionados durante o cumprimento de suas penas e/ou medidas de segurança.

 

Pretende-se ao final dos encontros propiciar aos participantes um conhecimento maior dos expedientes processuais que podem ser utilizados nos processos de execução. Ademais, buscar-se-á promover uma conscientização profunda da crise do sistema penitenciário nacional, para que sejam pensadas, conjuntamente, medidas que possam ser tomadas pela ABRAACRIM-MG na defesa coletiva dos direitos dos cidadãos.

 

DAS REUNIÕES DOS CÍRCULOS DE ESTUDO.

 

O Círculo será composto por todos os associados que tenham interesse e disponibilidade para participarem mensalmente das reuniões, que serão, por sua vez, presididas pelo Presidente, Dr. Deiber Magalhães, ou Vice Presidente, Dr. Anderson Marques, da ABRAACRIM-MG, pelo Presidente, Dr. Jânio Oliveira Donato, ou pela Vice Presidente, Dra. Carolina Montolle, da Comissão de Estudos Jurídicos, ou ainda pelo advogado/professor convidado para as exposições orais.

 

Os interessados deverão encaminhar mensagens ao grupo de Whatsapp da Comissão de Estudos Jurídicos, que será criado para este e outros projetos de interesse da associação.

 

O local das reuniões será brevemente definido.

 

As reuniões ocorrerão em todos os meses do ano, exceto no mês de janeiro, e se iniciarão à partir do mês de julho do ano corrente.

 

Definir com o Presidente da ABRACRIM-MG se serão ou não cobrados valores simbólicos como taxa de inscrição.

 

 


  1. DEIBER MAGALHÃES

Presidente da ABRACRIM-MG

 

 

 

  1. ANDERSON MARQUES

Vice Presidente da ABRAACRIM-MG

 

  1. JÂNIO DONATO

Presidente da Comissão de Estudos Jurídicos

 

 

DR(A). CAROLINA MONTOLLI.

Vice Presidente da Comissão de Estudos Jurídicos


 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionado